-
Arquitetos: DUB Arquitectura
- Área: 30 m²
- Ano: 2022
-
Fotografías:Fernando Schapochnik
-
Fabricantes: Abriga, MSH
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arte em contato real com a natureza. Andy é um artista visual que adora pintar enquanto observa as planícies pampianas da província de Buenos Aires, Argentina. O Atelier-A é seu posto de trabalho, dentro de um bosque de acácias que projetam sombras hipnotizantes na cobertura de tecido translúcido do edifício.
O edifício está situado em uma grande área rural perto da cidade de 25 de Mayo, cercada por plantações e cavalos de pólo. A paisagem é amplamente percebida do interior: não só pelas belas vistas concedidas pela ampla fachada envidraçada, mas também pelo movimento das folhas, do vento e dos pássaros que aparecem na cobertura. A iluminação natural suspensa, filtrada, é uma constante, permitindo que a criatividade flua no espaço ao longo do dia. À noite, o telhado ilumina-se e funciona como lanterna e guia para quem se aproxima do edifício ou da quinta.
A madeira recuperada de um viveiro vizinho datado de meados do século XX se desenvolve como o envelope interno e externo para o pensamento criativo. É uma madeira áspera e desgastada que se mistura com os troncos das árvores e postes. Além disso, o envidraçamento utilizado é espelhado, de forma a refletir a paisagem e se dissolver nela.
O edifício está dividido em dois volumes separados por um pátio. Possui um espaço principal com zona de descanso e um grande lavatório para tornar a experiência artística muito flexível, e uma casa de banho e módulo de arrumos. Os volumes não se tocam, mas são separados por uma fresta de ar. Através dela, a vasta paisagem que se revela mais tarde no interior do atelier, pode ser espionada a partir do pátio triangular da entrada. Uma vez lá dentro, uma plataforma se estende até o horizonte, como um espaço de trabalho ao ar livre.
Devido à iluminação natural aprimorada e um envelope muito bem isolado, o edifício usa muito pouca energia e funciona de forma completamente independente.